💕Pesquisar, no dicionário, e escrever o significado das seguintes palavras: abolição, alforria, abolicionista e ventre.
💕Pesquisa mensal: 👇
Tema: Preconceito racial e a escravidão.
👉CADERNO DE HISTÓRIA:
💕Ler e copiar, no caderno, o texto abaixo: 👇
💕Copiar, no caderno e realizar as seguintes atividades: 👇
1. De acordo com o texto, responda às
seguintes perguntas:
a) De
onde os eram trazidos os escravos para trabalhar aqui no Brasil?
b) Como
era chamado o povoado onde os escravos se refugiavam? Onde se localizava o mais
famoso?
c) O
que pretendiam os abolicionistas?
d) Quais
as principais atividades realizadas pelos escravos?
e) Quando
foi abolida a escravidão no Brasil? Através de que Lei? Quem assinou a lei?
f) O
que era a alforria?
g) Há
quantos anos foi, oficialmente, abolida a escravidão, no Brasil?
2.
Relacione a
2ª coluna de acordo com a 1ª:
( 1 ) Lei dos Sexagenários
( 2 ) Lei Áurea
( 3 ) Lei do Ventre Livre
( ) Aboliu a escravidão no Brasil.
( ) Liberdade concedida aos filhos de
escravas, nascidos depois de 1871, quando completassem 8 anos de idade.
( ) Os escravos que, ao completarem 60 anos
de idade, eram libertos.
👉CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
💕Ler o texto abaixo e escrever, com suas palavras, a opinião do Papa sobre a escravidão. Também, escrever qual a data desta reportagem e jornalista que escreveu: 👇
"Somos
chamados a combater a escravidão", diz Papa
SÁBADO, 18 DE ABRIL DE 2015, 9H47MODIFICADO: SEXTA-FEIRA, 14 DE OUTUBRO DE 2016, 21H19
Francisco recebeu neste sábado, 18, os participantes da
Pontifícia Academia das Ciências Sociais, que estão realizando um encontro
dedicado ao tráfico de pessoas.
Rádio Vaticano
O Papa Francisco recebeu
neste sábado, 18, os participantes da Plenária da Pontifícia Academia das
Ciências Sociais, que estão realizando um encontro dedicado ao tráfico de
pessoas. O trabalho desta Academia é estudar as novas formas de escravidão para
erradicar o tráfico de seres humanos, colocando-se a serviço dos mais
marginalizados e excluídos. Os especialistas estarão reunidos até o próximo dia
21.
Dirigindo-se ao grupo, o
Papa lembrou o Evangelho de Mateus, que propõe as palavras do Senhor: “Todas as
vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim
mesmo que o fizestes”.
Fenômeno dos dias de hoje
“Hoje, em meio a estes
irmãos mais necessitados estão aqueles que sofrem a tragédia das formas
modernas de escravidão, do trabalho forçado, da prostituição, do tráfico de
órgãos, das drogas”, disse Francisco.
O Pontífice acrescenta
dizendo que infelizmente em um sistema econômico global dominado pelo lucro,
desenvolveram-se novas formas de escravidão, de certa forma piores e mais
desumanas do que as de 2014.
Para o Papa, “somos
todos chamados a denunciá-las e a combatê-las, conscientizando o nosso entorno
sobre este mal, que muitos querem ocular por ser escandaloso e politicamente
incorreto. Ninguém gosta de admitir que em sua própria cidade, região ou nação
existem novas formas de escravidão, mas sabemos que esta chaga se encontra em
quase todos os países. Temos que denunciar este terrível flagelo em sua
gravidade”.
Reiterando a importância
de aumentar a conscientização sobre o fenômeno, o Papa chamou em causa o poder
legislativo, que deve levar os traficantes à justiça e reempregar seus lucros
na reabilitação das vítimas.
Sentenças justas
“Devem ser impostas
penas mais adequadas aos cúmplices deste mercado desumano. Devemos melhorar as
formas de recuperação e inclusão social das vítimas, atualizando também as
normas do direito de asilo. As autoridades tomem consciência desta tragédia,
que constitui um retrocesso para a humanidade”.
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👉CADERNO DE MATEMÁTICA:
💕Copie estas perguntas, responda e calcule em seu caderno:
a) Qual a lei que aboliu oficialmente a escravidão no Brasil? Quando? Quem assinou? Há quanto tempo?
b) O que é lei dos sexagenários? Quando foi aprovada? Há quanto tempo?
c) O que é lei do ventre livre? Quando foi aprovada? Há quanto tempo?
👉CADERNO DE CIÊNCIAS:
💕Pesquise e escreva tipos de alimentos de herança africana e se são de origem animal ou vegetal.
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